terça-feira, abril 24

VOCÊ É UM TUTOR RESPONSÁVEL?


TESTE ARCA BRASIL
ARCA Brasil acaba de criar o inédito Teste do Proprietário Responsável. Quem tem animal de estimação – ou pensa em adotar um – agora pode avaliar se possui o necessário para que ele tenha uma vida saudável e feliz.
O teste - baseado nos 10 Mandamentos da Posse Responsável de Cães e Gatos - reúne todo o conhecimento que a ARCA acumulou em 14 anos de atividades.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Faça o teste agora!
 
O teste é individual e automático; apenas você saberá o resultado.
Quanto mais sinceras as respostas melhor será a avaliação.
 
1- Ao trazer um cão para casa você:
A. Não importa quem é o dono e quem cuida, o importante é alguém cuidar;
B. Assume a responsabilidade junto com a sua família, todos cuidam do cão;
C. Você é o dono, mas quem cuida é o caseiro ou tratador de confiança;
D. Assume toda a responsabilidade sobre o animal, mas a família ajuda.
  
2- Quanto tempo do dia você acha razoável dedicar a seu cão?:
A. Pelo menos meia hora, brincando e cuidando do seu lazer;
B. Uns 20 minutos, quando estiver em casa;
C. Só à noite, por uns 10 minutos;
D. Não tenho muito tempo para ele, pois minha vida é muito corrida.
  
3- Qual das situações abaixo descreve melhor por que você quer ter um cão?
A. Quero um cão, porque tenho crianças em casa e acredito que a convivência com um animal seja muito importante para elas;
B. Cães são engraçados e divertidos. E meus filhos querem muito um;
C. Eu quero que ele faça parte da minha vida. O cão será mais um membro da minha família, amado e respeitado;
D. Sinto-me sozinho e quero um cão pra me ajudar a conhecer novas pessoas.
  
4- Sobre as visitas ao veterinário, você:
A. Acha que a cada seis meses é o correto;
B. Uma vez por ano, está de bom tamanho;
C. A cada dois anos, pra fazer um check  up;
D. Devo levá-lo apenas quando está doente ou quando é filhote.
  
5- Quanto às vacinas, você acredita que:
A. Podem ser aplicadas em sua casa ou em uma casa de ração;
B. Deva vacinar anualmente ou conforme o veterinário recomendar;
C. Só a anti-rábica, das campanhas da Prefeitura, é importante;
D. Não é necessário vacinar.
  
6- Manter o animal sempre preso a corrente, é:
A. Aceitavel, se tiver casinha;
B. Em alguns casos ou com algumas raças isso é inevitável;
C. Tudo bem, se ele ficar pelo menos algumas horas do dia solto, houver casinha, comida e água suficiente;
D. Inadequado e cruel. Melhor não ter um cão do que mantê-lo assim.
  
7- Quantas vezes um cão deve passear?
A. Uma vez ao dia;
B. Duas vezes ao dia;
C. Só final de semana;
D. Se tiver um quintal, ele não precisa passear.
 
8- Como você acha mais adequado passear com seu cão?
A. Sem coleira e guia. Eu consigo controlar meu cachorro;
B. Com  coleira e guia, mas às vezes ele pode ser solto em locais permitidos e seguros;
C. Com coleira e guia;
D. Com coleira e guia, mas pode ser solto quando estou por perto.
 
9- Quando o seu cão fizer as necessidades na rua, você:
A. Morre de vergonha e faz de conta que não viu;
B. Recolhe, mas só se alguém reclamar;
C. Não recolhe;
D. Recolhe, pois já está preparado com saquinhos plásticos ou similares.
 
10-Nas viagens de férias (+ de 5 dias)  você:
A. Sempre que possível, leva seu cão junto;
B. Nunca pensei nisso;
C. Deixa o animal num hotelzinho recomendado e de confiança ou sob os cuidados de um amigo ou familiar;
D. Deixa seu cão em casa com bastante água e comida.
  
11- Para evitar que seus animais procriem, você:
A. Aplica e acredita que medicamentos anticoncepcionais (orais ou injetáveis) são a solução;
B. Prefere separar os animais nos dias de cio;
C. Está ciente que castrar machos e fêmeas é a melhor atitude, pois evita filhotes indesejados e também previne doenças;
D. Não interfere. Afinal a natureza sabe o que faz.
  
12- Quanto a educar/adestrar seu animal, você:
A. Acha que não é preciso;
B. Acha necessário ensinar pelo menos os comandos básicos;
C. Acha válido somente para animais com problemas de comportamento;
D. Considera importante apenas para raças consideradas agressivas.
  
13- Como ficaria seu orçamento se seu cão sofresse um acidente e você tivesse que pagar uma conta veterinária num valor superior a R$200,00?
A. Seria uma situação delicada e talvez tivesse que doar o animal;
B. Eu pediria parcelamento e faria restriçoes por algum tempo;
C. Isso não seria um problema para mim;
D. Não poderia pagar isso nem pra mim, conversaria com o veterinário, ou sacrificaria o animal.
  
A. Nunca pensei nisso;
B. Se não puder mais cuidar, darei ele a uma pessoa de confiança, escolhida a dedo!;
C. Não sabia que podiam viver tanto! Mas sempre se dá um jeito;
D. Do mesmo jeito que gostaria que cuidassem de mim na minha velhice: com amor, paciência e respeito.
 
Publicações e reproduções: reproduza os conteúdos na íntegra, com créditos a ARCA Brasil e link para o site www.arcabrasil.org.br Agradecemos notificação por e-mail.
Ediçoes no texto devem ser previamente consultadas.
Copyright © Arca Brasil
Designer by Runtec

Nenhum comentário:

Postar um comentário