terça-feira, maio 15

DICA DE LEITURA


"Mamíferos do Brasil – Uma Visão Artística"

Pintor brasileiro lança livro sobre mamíferos



Foto: Creative Commons/Gary M. Stoltz
Mamíferos do Brasil – Uma Visão Artística, de autoria do pintor naturalista brasileiro Tomas Sigrist, traz a história de todas as espécies de mamíferos catalogados no país, como a onça e a jaguatirica, em pinturas – a maioria feita em acrílico sobre papel ou tela, o que permite uma resolução quase fotográfica – acompanhadas de informações detalhadas. Assim sendo, agrada não só pesquisadores sobre a história natural, mas também estudantes, educadores, profissionais do setor e apreciadores de arte.
A obra, que recebeu apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é resultado de mais de cinco anos de trabalho de campo em diversos biomas brasileiros, como a Mata Atlântica, o Cerrado, o Pantanal e a Amazônia. Em alguns casos, como na criação dos retratos de cães, baleias, raposas e golfinhos, Sigrist contou com a ajuda de especialistas. Isso aconteceu quando acompanhou pesquisadores de certos morcegos muito pequenos e que para observar os animais precisavam de iluminação especial e trabalham com redes nas árvores.
Tomas Sigrist – que também é autor de livros sobre aves e insetos – começou a pintar sob influência da mãe, que faz pinturas em tecidos. Ele já pintou anfíbios, répteis e peixes e, para produzir Mamíferos do Brasil, usou o pastel seco – capaz de reproduzir a textura do pelo aveludado de algumas espécies retratadas no livro, como a da onça-pintada, que ilustra a capa –, aquarela, guache, nanquim, carvão e lápis.
Serviço: 
Mamíferos do Brasil – Uma Visão Artística
Ilustração e textos: Tomas Sigrist
Editora: Avis Brasilis
448 páginas

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário