quinta-feira, junho 21

AGRESSIVIDADE EM CÃES


*Por Joice Peruzzi

A agressividade contra pessoas é a maior causa de atendimentos comportamentais em cães. A grande maioria dos casos se refere a cães criados dentro de casa, como parte da família e de pequeno porte.
Qualquer caso de agressividade deve ser tratado com muito cuidado e com uma avaliação sistemática, buscando sempre entender a causa do comportamento, para então iniciar seu tratamento. As causas mais comuns são: medo, dor, posse, defesa, excitação.
Dependendo da causa, as agressões ocorrem situações e com um repertório comportamental específico (posturas e vocalizações).
É muito importante não enfrentar o cão e respeitar a comunicação prévia ao ataque. Nenhum cão ataca “do nada”, eles demonstram alterações posturais, expressões faciais e vocalizações específicas, que devem ser respeitadas. O tratamento da agressividade não deve incluir o confronto entre cão e proprietário, pois poucas pessoas têm conhecimento e capacidade de confrontar um ataque da maneira correta, sem causar injúrias ao cão e exacerbar a agressividade.

O que fazer quando meu cão me ataca?

Antes de mais nada, tente observar seu cão, procurando sinais posturais de que ele vai atacar. Sabendo os sinais, podemos evitar acidentes de mordedura. Não confronte seu cão. O confronto pode levar a mordidas e não vai ser suficiente para ele parar de agredir. A agressão não é tratada com um evento único de confronto, mas sim com adaptação do comportamento do cão com os estímulos desencadeadores, sem uso de punições.

Evite as situações desencadeadoras de agressão, exceto nos casos em que sejam feitas de forma gradual, como forma de tratamento.
Procure um profissional qualificado para tratar distúrbios de comportamento, não tente técnicas sem orientação para não exacerbar o quadro.
Se for mordido, evite confrontar o cão, gritar, bater. Saia de perto e ignore seu cão por pelo menos um turno.

O que fazer quando um cão desconhecido me ataca?

Quando se aproximar de um cão desconhecido, evite contato visual, olhe para o teto ou para o chão. Se aproxime aos poucos, em pé, dando liberdade para ele se interessar e chegar perto de você.
Se um cão se aproximar de você latindo, fique parado, sem olhar para o cão, até ele acalmar. Só então volte a caminhar. Se você estiver tentando aproximação com um cão e ele demonstrar qualquer sinal de agressividade, saia de perto.
Não gritar, não chutar ou bater, não realizar movimentos bruscos.

*Médica Veterinária Homeopata CRMV-RS 10379
Comportamento de Cães e Gatos
(51)9726-6557
www.petestar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário