terça-feira, fevereiro 19

CURIOSIDADE


Evidentemente os cães não têm a mínima ideia de que os filhotes nasceram porque eles acasalaram com as fêmeas. O Boxer, Collie, Fila Brasileiro fazem parte de um grupo que são carinhosos com os seus filhotes. Depois que eles crescem, porém é difícil que a  pai e filho continue a mesma. A disputa pela fêmea e o cheiro do outro macho adulto, por exemplo, são motivos para criar vários pontos de discórdia entre eles. Neste caso a relação torna-se impossível e precisam ser separados.
Os gatos não diferem dos cães quanto ao espírito de . Para eles, não interessa se os filhotes são ou não deles. Como mesmo depois de adulto eles são muito infantis, se você jogar uma bolinha para o pequeno, o pai irá correr atrás também, numa grande harmonia, até o momento que o filhote manifestar o cheiro de macho, que muitas vezes representa o fim da amizade de forma irreversível.
Os pássaros possuem um instinto de família muito alto. Em muitas espécies o macho chega a sentar no ninho para chocar os ovos. E depois de nascidos os filhotes, o pai ajuda a mãe na alimentação. Um dia antes dos ovos quebrarem a fêmea sai do ninho para tomar banho e ficar com as penas molhadas para amolecer a casca. Neste período, quem fica chocando no ninho é o macho.
Há ainda casos em que a fêmea simplesmente abandona os filhotes para começar outra postura. O macho passa a alimentar sozinho os filhotes até que sejam adultos e suficientemente fortes para voarem.
O sagui é um pai muito especial, carrega o filhote o tempo todo e só o leva para a mãe na hora de alimentar. O desmame e a migração para outro lugar bem distante, deixando para trás a antiga família, dando início à formação de uma própria é a mais perfeita manifestação de que existe uma grande preocupação da natureza em preservar as espécies, evitando a consanguinidade que gera problemas congênitos e enfraquecimento.
Não importa se os animais são capazes de pensar e reconhecer os filhotes, pois o mistério da vida foi concedido a eles e, cabe a nós protege-los e criarmos condições para uma coexistência pacífica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário