quarta-feira, fevereiro 20

CURIOSIDADE



Cachorros realmente suam pela língua?

Ver um cachorro com a língua de fora é comum, especialmente em um dia de calor depois de muitas atividades.
Sendo assim, muita gente associa aquela língua pendurada para fora da boca como um sinal de cansaço. Você também já deve ter ouvido falar que é assim que eles transpiram.
É verdade, mas não é exatamente suor que sai da boca dos cães. Eles não transpiram como a gente (através da pele). O suor serve justamente para regular a temperatura do nosso corpo, de forma que ele não esquente muito. Ao suar, nosso corpo se livra do excesso de calor produzido pelo metabolismo ou pelo esforço muscular, esfriando-se novamente.
Para resfriar seu corpo, o cão arfa (aquele “arf-arf” que ele faz com a língua de fora e uma respiração forte). Com esse gesto, ele bota para fora o ar quente e úmido, enquanto respira o ar frio.
Em dias muitos quentes, você deve tomar cuidado com seu animalzinho, pois, exatamente como pode acontecer conosco, o calor excessivo pode fazer mal a eles. Se notar que seu cão está muito cansado (por exemplo, se ele se recusar a andar e estiver muito ofegante), faça uma pausa na sombra, ofereça água e molhe sua cabeça. Mordaças podem dificultar a troca de calor dos animais em dias de verão.
Cães também babam bastante. Será que é por que tem que ficar com a boca aberta para regular a temperatura do corpo? Isso pode ajudar, mas eles vazam saliva por outra razão: biomecânica simples.
A saliva viscosa, tanto na nossa boca, quanto na boca de cães, contém enzimas digestivas que ajudam a quebrar os alimentos, bem como molhar a garganta para suavizar o processo de engoli-los.
Alguns cães, como Buldogues e Mastins, têm focinhos muito curtos, e por conta disso, têm dificuldade de conter sua saliva, constantemente vazando-a. Cães que têm pele “dobrada” em torno de suas bocas, como São Bernardo e Bassett, também são grandes babões.

FONTE: HYPESCIENCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário