sábado, março 16

DESMAME DE FILHOTES


Em torno de 25 a 45 dias de vida devemos começar o desmame dos filhotes, ou seja, neste período o filhote deve começar a ingerir outros alimentos para que deixe de mamar na mãe. Nessa idade, os filhotes já estão andando e os dentinhos já estão começando a nascer. A mãe sente desconforto ao amamentar os filhotes e, naturalmente, passa a ficar mais distante deles.
O desmame pode ser feito introduzindo-se uma papinha de desmame, que é normalmente em forma de um pó ao qual deve ser acrescentado água morna, formando então um alimento pastoso que deve ser oferecido aos filhotinhos em substituição ao aleitamento materno, que nessa idade se torna insuficiente para a alimentação desses cãezinhos em crescimento. Essa papinha deve ser usada temporariamente até que os filhotes possam mastigar e comer a ração de filhote, geralmente em grãos secos e pequenos (de acordo com a raça e tamanho dos filhotes). Se não for possível comprar a papinha, você pode substituir por uma ração Super Premium de Filhote, batida em um processador ou liquidificador e depois acrescentando água morna, formando da mesma forma um alimento pastoso.
Devemos ajudar os filhotes, em um primeiro momento, pois eles podem estranhar esse novo alimento ou mesmo a sua consistência, mas depois de alguns dias eles já comem bem e sem problemas. Nessa mesma época, quando já estiverem comendo a papinha, eles podem ser vermifugados de acordo com a prescrição do médico veterinário.

Fonte: Pet Care


Nenhum comentário:

Postar um comentário