sexta-feira, maio 17

CURIOSIDADES


Há quem acredite que os cães precisam ser adestrados ainda jovens, pois não conseguem adquirir habilidades depois de certa idade. Faz-se inclusive um paralelo com seres humanos, já que os idosos também geralmente são tidos como aprendizes mais lentos e menos eficazes. É uma ideia falsa. Estudos mostram que tanto cães quanto pessoas em faixa etária avançada têm capacidades cognitivas tão boas quanto na juventude.

Essa é de cair o queixo. Mesmo os mais estudados de nós já devem ter acreditado na manjadíssima cena de um avestruz amedrontado enterrando a cabeça na areia. É uma imagem totalmente fictícia. Podendo correr a mais de 40 km/h e dona de um poderoso chute para se defender, esta ave jamais perderia tempo cavando um buraco no chão para esconder a cabeça.

Os guias dos curiosos ensinaram, à maioria de nós, que a chita (ou guepardo) é o animal mais rápido do planeta, podendo atingir até 110 km/h. Isso é uma meia verdade. No chão, sua velocidade é de fato imbatível, mas o campeão de velocidade do reino animal é um pássaro. Hirundapus caudacutus, chamado em português de andorinhão-mongol, já foi cronometrado voando a mais de 112 km/h. Uma pequena diferença, mas ninguém se lembra da pobre ave quando o guepardo é citado.

Fonte: HypeScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário