sexta-feira, outubro 18

CURIOSIDADE

Especialista explica cantoria do sabiá-laranjeira na madrugada


Um canto na madrugada, que chega a durar até duas horas seguidas, anuncia a presença do sabiá-laranjeira. A sinfonia da ave tem uma explicação científica.
Segundo o ornitólogo Márcio Repenning, do Laboratório de Ornitologia do Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, a ave canta principalmente para defender um território em disputa com outros machos da mesma espécie e seduzir a fêmea. "Machos que cantam com mais vigor a priori terão melhor capacidade de alimentar os filhotes."
 O pássaro fica a até cinco metros de distância do ninho para ensinar a melodia aos filhotes, explicando, assim, a aula madrugada afora.
A escolha do horário é estratégica: durante o dia, se abandonasse o ninho, o macho deixaria os filhotes na mira de predadores.
Nenhum pássaro da espécie canta igual ao outro.
Da literatura ao cancioneiro popular, o pássaro ganhou homenagens de nomes como Marisa Monte, Tom Jobim e Chico Buarque. Roberta Miranda compôs e Jair Rodriques celebrizou: "A majestade, o sabiá!". O bicho solta o gogó pelo menos até o verão. E a primavera ainda nem começou!



Nenhum comentário:

Postar um comentário