sábado, fevereiro 1

CURIOSIDADE

Se você já notou um cachorro “se arrumando” para defecar, saiba que a exigência tem um motivo: cães alinham seu corpo de acordo com o campo magnético da Terra quando agacham para fazer cocô – um comportamento que muda quando o campo magnético está instável.

Essa é a descoberta de um estudo publicado no periódico Frontiers in Zoology chamado “Dogs are sensitive to small variations of the Earth’s magnetic field” (em tradução livre, “Cães são sensíveis a pequenas variações do campo magnético da Terra”).
Os pesquisadores realizaram um trabalho extenso, medindo a direção do eixo do corpo de 70 cães de 37 raças diferentes durante 1.893 atos de defecação e 5.582 atos de micção, por um período de mais de dois anos. Todos os animais foram observados sem coleira em campos abertos, de modo que edifícios, árvores e outros objetos na paisagem não os forçasse a adotar uma posição ou outra.
Os cientistas descobriram que, em condições de campo magnético calmas, cães preferem orientar seus corpos ao longo do eixo norte-sul quando fazem cocô (o norte verdadeiro, que é determinado pela posição dos polos, é ligeiramente diferente do norte magnético). No entanto, este comportamento não ocorreu durante condições de campo magnético instáveis (por exemplo, durante explosões solares, tempestades geomagnéticas e outros eventos). O melhor preditor para esta mudança de comportamento era a taxa de mudança da inclinação magnética. Isto significa que cães respondem a alterações na polaridade do campo magnético, em vez de alterações na intensidade.
E, enquanto os cães de ambos os sexos olhavam para o norte ou para o sul ao defecar, somente as fêmeas preferiram urinar nesta direção – os machos não mostraram muita preferência ao urinar, talvez porque tendem a levantar as pernas, enquanto as fêmeas costumam se agachar em uma posição um pouco semelhante a defecação.
Além dos animais preferirem alinhar-se ao longo do eixo norte-sul, eles também parecem evitar o eixo leste-oeste quando defecam, embora não seja claro se eles fazem isso de forma consciente.


Fonte: HypeScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário