quinta-feira, setembro 25

Primavera exige alguns cuidados com os pets

ALERGIA X PRIMAVERA


Por Andrea Fermann Nagelstein*

Com a chegada da primavera, os passeios com os animais de estimação se tornam mais frequentes. Com isso, os cuidados devem ser ainda maiores por causa da alergia ao pólen das plantas.

O principal sinal clínico do animal será o prurido. A porta de entrada do alérgeno no cão suscetível será a pele. As reações alérgicas geralmente se manifestam como coceiras persistentes, principalmente em patas e face.
Nos felinos, é o trato respiratório o mais afetado diante da polinização. Asma e rinites são consequências da exposição.

O tratamento vai depender do grau de alergia do pet.
Existe, ainda, um consenso de que as alergias podem ser controladas, mas não prevenidas. O melhor controle é evitar o contato do animal com os alérgenos o que nem sempre é possível no caso do pólen.

Imunoterapia com o uso de vacinas contra pólen pode ser preconizada se este for o alérgeno causador, a fim de reduzir os sinais clínicos apresentados pelo animal.

Algumas dicas para controle:
Banhos e escovações regulares na tentativa de minimizar o contato do animal com os alérgenos que caem sob sua pelagem
Aspire e lave regularmente as camas.
Quando levar o seu animal para zonas de campo, praças e parques, ao retornar para casa , limpe suas patas com lenços umedecidos afim de retirar resíduos de pólen de suas patinhas. Tente manter o seu animal ao amanhecer e anoitecer em casa.
Mantenha a pele e pelagem do seu animal de estimação sempre bem hidratada. Uma pele mais hidratada e com mais oleosidade é como uma barreira frente aos alérgenos ambientes pois estes terão mais dificuldade de adentrarem pela pele e causar reação alérgica.
Evite a ingestão e contato com flores, se possível. Além do que muitas plantas são tóxicas para os cães e gatos. Tome cuidados com os fertilizantes muito utilizados nesta época do ano. Estes possuem substâncias químicas e tóxicas e a sua ingestão poderá causar intoxicação e morte do animal.

*Médica veterinária especializada em dermatologia de cães e gatos
F: (51) 9811-1689


Nenhum comentário:

Postar um comentário